Regras mais rigorosas em matéria de vistos

07. 10. 2025 - O Parlamento Europeu aprova uma reforma do mecanismo de suspensão de vistos. Passa a ser possível tomar medidas contra os países que abusam dos passaportes dourados, ameaçam os direitos humanos ou violam as decisões dos tribunais internacionais.
Infographic Image

Os eurodeputados aprovaram alterações que permitem à Comissão Europeia levantar mais rapidamente o regime de isenção de vistos para cidadãos de determinados países terceiros em caso de violações graves ou ameaças à segurança. As novas regras introduzem uma maior flexibilidade: o mecanismo permitirá responder a "ameaças híbridas", a esquemas de passaportes dourados ou a decisões de detenção ilegal tomadas por tribunais internacionais.

Ao abrigo das disposições actuais, a Comissão tinha de cumprir limiares de valor rigorosos (por exemplo, um aumento da imigração ilegal ou da criminalidade) para poder revogar os vistos. Agora, será possível reagir ainda mais cedo quando a ameaça exceder os limiares - por exemplo, um aumento de 30% nos crimes graves ou uma taxa de aceitação de pedidos de asilo 20% baixa.

Uma novidade importante é o facto de os Estados deixarem de estar sujeitos a sanções no seu conjunto: os vistos podem ser suspensos para os funcionários do Estado que sejam responsáveis por abusos ou violações.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.