Reforço das relações com a América Latina

A União Europeia quer reafirmar a sua influência numa região onde a China, a Rússia e o Irão têm vindo a ganhar força nos últimos anos. Os países latino-americanos são aliados naturais da Europa, pois partilham os mesmos princípios democráticos, a mesma proximidade cultural e os mesmos interesses económicos.
A nova estratégia prevê uma presença diplomática mais forte, a promoção do comércio e do investimento e a cooperação nos domínios da segurança, da justiça e da transformação digital. Um instrumento fundamental será a iniciativa Global Gateway, que se destina a financiar projectos sustentáveis e a reforçar o papel da UE como parceiro fiável na região.
O Parlamento Europeu apelou também à defesa da democracia e dos direitos humanos em países onde estes estão a ser reprimidos, mencionando especificamente a Venezuela, a Nicarágua e Cuba. A UE deve promover uma posição unida contra os regimes autoritários e contra a agressão russa na Ucrânia.
A estratégia inclui também um apelo à conclusão do acordo comercial com o Mercosul, há muito adiado, que deverá trazer novas oportunidades para as empresas europeias e latino-americanas. O debate sobre a futura orientação das relações culminará na Cimeira UE-CELAC em novembro de 2025.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.