Moção de indeferimento da Comissão apresentada pelo Grupo Patriotas para a Europa

09. 10. 2025 - O Parlamento Europeu rejeita uma moção de censura à Comissão Europeia liderada por Ursula von der Leyen, apresentada pelo grupo Patriotas pela Europa. Uma segunda moção do Grupo da Esquerda foi igualmente derrotada.
Infographic Image

O grupo populista de direita Patriotas pela Europa apresentou uma moção de censura à Comissão Europeia. A fação está preocupada com as políticas comerciais da Comissão, em particular o acordo UE-Mercosul assinado em dezembro de 2024 e o recente quadro comercial UE-EUA, incluindo os fracassos em matéria de migração e soberania nacional.

A votação foi clara: a proposta foi rejeitada por esmagadora maioria. A proposta teria exigido uma maioria de dois terços dos votos expressos e o apoio de uma maioria de todos os deputados do Parlamento Europeu.

Outro voto de desconfiança na Comissão, desta vez proposto pelo Grupo da Esquerda, teve um resultado semelhante. Este último critica a Comissão pela sua política comercial da UE, mas também chama a atenção para a inação da Comissão contra o Governo israelita por alegadas violações do direito internacional e humanitário em Gaza.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.