Promover uma redução de 90% das emissões até 2040

13. 11. 2025 - O Parlamento Europeu aprova a obrigação de a UE reduzir, até 2040, as emissões de gases com efeito de estufa em 90% relativamente aos níveis de 1990. O objetivo é manter-se no caminho para alcançar a neutralidade climática até 2050.
Infographic Image

A proposta de um novo marco na Lei Europeia das Alterações Climáticas destina-se a ser juridicamente vinculativa e irá juntar-se ao marco existente de uma redução de 55% até 2030. Mas o Parlamento também prevê alguma flexibilidade para os Estados-Membros. A partir de 2036, poderão ser alcançados até cinco pontos percentuais de redução através de créditos de carbono internacionais de elevada qualidade. A partir de 2036, os Estados-Membros poderão obter até cinco pontos percentuais de reduções através de créditos de carbono internacionais de elevada qualidade, o que é superior à proposta original da Comissão, que propunha um limite de três pontos percentuais.

Os eurodeputados apoiam também a possibilidade de contabilizar as remoções permanentes de carbono a nível nacional para as emissões mais difíceis de reduzir e defendem uma maior margem de manobra para as transferências entre diferentes sectores, a fim de tornar o cumprimento dos objectivos climáticos tão eficiente e economicamente viável quanto possível.

Os eurodeputados concordaram também com o adiamento por um ano do novo regime de comércio de licenças de emissão ETS2, que deverá ser relançado em 2028 e que irá regular as emissões dos edifícios e dos transportes rodoviários.

O Parlamento Europeu exige que a Comissão apresente um relatório de avaliação bienal sobre os progressos realizados na consecução dos objectivos. A avaliação deve incluir dados científicos, desenvolvimentos tecnológicos, preços da energia e impactos na competitividade da UE. Se necessário, a Comissão pode propor o ajustamento do objetivo para 2040 ou o reforço das medidas de acompanhamento.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.