Apelo a uma posição europeia a favor da paz na Ucrânia
Os eurodeputados dos grupos PPE, S&D, Renew e Verdes/ALE solicitaram que a resolução fosse acrescentada à votação de quinta-feira e esta foi aprovada. O Parlamento Europeu apela oficialmente às instituições da UE para que definam uma estratégia comum para a paz que respeite o direito internacional e a soberania ucraniana.
A decisão surge numa altura em que circula nos meios de comunicação social um projeto de plano de paz para a Ucrânia com 28 pontos, apoiado pelos EUA, que, entre outras coisas, reconhece o controlo da Rússia sobre a Crimeia e partes do Donbas - uma medida que a Ucrânia e a maioria da UE consideram inaceitável.
O Parlamento Europeu sublinha que o fim da guerra deve ser "justo e duradouro", baseado no direito internacional e sem concessões prematuras à Rússia. O Parlamento Europeu apela a um papel ativo da UE, não apenas como doador de ajuda, mas também como parceiro determinado na definição dos termos da paz.
Esta votação não tem peso jurídico por si só, mas tem um impacto político significativo: constitui um sinal claro da União Europeia de que as condições de paz da Ucrânia farão parte da arquitetura de segurança europeia.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.