Lançamento do primeiro programa industrial europeu de defesa
Os eurodeputados aprovam um acordo com o Conselho para criar o Programa Europeu para a Indústria da Defesa (EDIP), o primeiro quadro global de apoio a projectos europeus conjuntos de defesa, produção e aquisição conjunta - áreas em que a UE tem sido fragmentada e lenta a agir.
O EDIP terá um orçamento de 1,5 mil milhões de euros, dos quais 300 milhões de euros irão diretamente para o Mecanismo de Apoio à Ucrânia, para modernizar a indústria de defesa ucraniana e ligá-la à europeia. A criação do programa permitirá também que os países utilizem fundos não utilizados do Mecanismo de Apoio à Reação Rápida para projectos de defesa e será criado um novo fundo FAST para modernizar as cadeias de abastecimento.
Para que um projeto de defesa possa receber apoio do EDIP, é necessário que não mais de 35% do valor dos seus componentes provenha de fora da UE e dos países associados. A medida tem por objetivo reduzir a dependência dos exércitos europeus em relação às importações provenientes do exterior da União Europeia.
O programa vai criar um novo quadro jurídico para projectos europeus conjuntos de defesa, nos quais devem participar pelo menos quatro Estados-Membros. A Ucrânia também poderá participar nestes projectos, o que constitui um novo passo para a coordenação da produção de defesa europeia e ucraniana.
Os representantes do Parlamento Europeu descreveram a criação da EDIP como um passo importante para o reforço da segurança europeia. De acordo com os relatores, o programa deverá ajudar a Europa a tornar-se mais resistente, competitiva e capaz de se defender coletivamente, especialmente no contexto da contínua agressão russa.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.