O estado do Estado de direito e as suas violações na Hungria

25. 11. 2025 - O Parlamento Europeu adopta um relatório que descreve a deterioração dramática do Estado de direito na Hungria. Os eurodeputados falam de uma violação sistemática dos valores europeus e apelam a uma ação mais dura contra Budapeste.
Infographic Image

O Parlamento Europeu adoptou o seu segundo relatório intercalar sobre o procedimento do artigo 7.º, lançado pelo Parlamento contra a Hungria em 2018. De acordo com os eurodeputados, a situação é pior do que nunca: a Hungria está a "minar sistematicamente o Estado de direito" e a avançar para um modelo de "autocracia eleitoral".

O relatório enumera uma longa lista de problemas: interferência política no poder judicial, recusa em aplicar as decisões dos tribunais europeus, ligações de corrupção entre o governo e grupos económicos, uma rede clientelista que influencia as eleições e o bloqueio do trabalho do gabinete anti-corrupção da Hungria. De acordo com o Parlamento, esta situação também ameaça a utilização dos fundos europeus.

Os eurodeputados criticam também a decisão da Comissão Europeia de libertar parte dos fundos de coesão para a Hungria, que o Parlamento está a contestar em tribunal. Ao mesmo tempo, apontam a interferência na liberdade académica, o controlo do governo sobre os meios de comunicação social, as práticas comerciais politicamente motivadas e até a proibição de facto das marchas do Orgulho através de alterações constitucionais.

Os eurodeputados destacam a proliferação de vídeos "deepfake" divulgados por canais associados ao partido no poder, o que representa uma séria ameaça à realização de eleições justas e ao cumprimento das regras previstas no DSA, no RGPD e na Lei da IA.

O Parlamento reitera o seu apelo a um processo ao abrigo do n.º 2 do artigo 7.º - uma medida que poderá levar à retirada dos direitos de voto da Hungria no Conselho da UE - e apela a uma investigação rápida da alegada espionagem húngara nas instituições da UE e a consequências claras para todos os envolvidos.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.