Resolução sobre a situação internacional no Ártico
O Ártico está a tornar-se uma área estratégica onde a geopolítica, a segurança, a energia e as alterações climáticas colidem. Os eurodeputados sublinham que a UE deve adotar uma "estratégia robusta e orientada para a segurança" e reforçar a cooperação com os EUA e a NATO para contrariar a influência russa e chinesa.
O Parlamento Europeu critica a militarização maciça da região, em particular a reestruturação das forças armadas russas e a criação dos chamados "Colégios Marítimos". De acordo com os eurodeputados, estas medidas estão a aumentar as tensões e a ameaçar a estabilidade de toda a região. Ao mesmo tempo, alertam para o facto de a China estar a tentar ganhar cada vez mais influência económica e estratégica na região.
Os eurodeputados alertam também para as ameaças a infra-estruturas submarinas críticas, incluindo cabos e condutas em torno da Gronelândia. Na sequência dos recentes incidentes no Mar Báltico, os eurodeputados apelam a uma proteção mais forte e a regras mais rigorosas em matéria de sanções e contramedidas contra os actores suspeitos de utilizarem uma "frota sombra".
A resolução sublinha que a governação do Ártico deve permanecer firmemente ancorada no direito internacional, em particular na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS), e rejeita as reivindicações unilaterais de faixas marítimas do Ártico, como a Rota do Mar do Norte, e apoia a resolução diplomática de litígios.
O Ártico é também uma fonte de matérias-primas estratégicas que são fundamentais para a segurança energética e a independência tecnológica da Europa. O Parlamento sublinha a importância da Noruega e o papel de uma possível parceria mais profunda com a Islândia e a Gronelândia, onde existe um apoio crescente a uma integração mais estreita com a UE.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.