Proteger os agricultores europeus da América do Sul

16. 12. 2025 - O Parlamento Europeu aprova regras para proteger os agricultores europeus dos efeitos negativos das importações agrícolas da América do Sul. A UE quer manter a capacidade de intervir rapidamente se a abertura do mercado ameaçar a produção nacional.
Infographic Image

A proposta aprovada estabelece as condições em que a UE pode suspender temporariamente os benefícios pautais sobre as importações de produtos agrícolas sensíveis - em especial carne de bovino e de aves de capoeira - provenientes de países do Mercosul como a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai. A medida destina-se a atuar como uma salvaguarda no contexto do próximo acordo comercial.

O Parlamento Europeu insistiu num acionamento mais rigoroso e rápido das medidas de salvaguarda. Enquanto que, inicialmente, a Comissão deveria reagir apenas quando as importações aumentassem significativamente, a nova abordagem prevê um aumento médio de 5% ao longo de três anos. O Parlamento Europeu defende que a Comissão deve reagir apenas quando as importações aumentam significativamente.

O princípio da reciprocidade é também um elemento importante. Se os produtos importados não cumprirem normas comparáveis em matéria de proteção do ambiente, bem-estar dos animais, segurança alimentar ou direitos laborais, a Comissão tem a obrigação de intervir. O objetivo é evitar que os agricultores europeus sejam prejudicados por regras mais rigorosas.

Além disso, a Comissão Europeia deve monitorizar o mercado numa base contínua e apresentar regularmente relatórios sobre a evolução das importações. A cláusula de salvaguarda deverá fazer parte do acordo principal UE-Mercosul, bem como do acordo comercial transitório, que terá ainda de ser ratificado pelo Parlamento Europeu.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.