Ajuda aos trabalhadores despedidos na Suécia

16. 12. 2025 - O Parlamento Europeu aprova a disponibilização de ajuda financeira da UE para milhares de trabalhadores na Suécia que perderam os seus empregos após o colapso do fabricante de baterias Northvolt. O dinheiro destina-se a ajudar as pessoas a regressar ao mercado de trabalho.
Infographic Image

A UE vai mobilizar 8,5 milhões de euros do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEG) para ajudar os trabalhadores afectados por choques económicos súbitos. A ajuda diz respeito a cerca de 5 800 trabalhadores que foram despedidos na sequência da falência da Northvolt AB na primavera deste ano.

A Northvolt era um dos principais projectos europeus no domínio da produção de baterias para veículos eléctricos e destinava-se a reduzir a dependência da UE das importações da China. No entanto, a empresa entrou em dificuldades devido a uma combinação de problemas operacionais e a uma forte concorrência de preços num mercado global dominado por fabricantes extracomunitários subsidiados pelo Estado.

O FEG financiará a orientação profissional, a reconversão, a educação, o apoio à procura de emprego e a ajuda às pessoas que decidam criar uma empresa. A UE cobrirá cerca de 60% dos custos totais, sendo o restante suportado pelas autoridades suecas.

O fundo visa demonstrar na prática a solidariedade da UE, ajudando as pessoas que se encontram em dificuldades devido a alterações no comércio mundial ou a crises económicas e prevenindo o desemprego de longa duração nas regiões afectadas.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.