"Schengen militar" para uma circulação mais rápida das tropas
De acordo com os eurodeputados, atualmente, os movimentos militares na UE enfrentam frequentemente obstáculos burocráticos, infra-estruturas obsoletas e autorizações demoradas que podem levar várias semanas para transferir equipamento militar entre países. O Parlamento Europeu apela, por isso, à supressão das "fronteiras internas" para os exércitos, à semelhança do que acontece com o sistema civil de Schengen.
Um elemento-chave deve ser o investimento em infra-estruturas de transporte que possam ser utilizadas tanto a nível civil como militar - por exemplo, caminhos-de-ferro, estradas, pontes e túneis. De acordo com as estimativas, a modernização de secções-chave poderá custar dezenas de milhares de milhões de euros. O Parlamento Europeu apoia, por isso, o plano da Comissão de aumentar significativamente o orçamento para a mobilidade militar no próximo orçamento de longo prazo da UE.
O Parlamento Europeu apela também à simplificação administrativa: uma autorização mais rápida dos movimentos transfronteiriços, mais digitalização e a criação de um ponto de contacto único para ajudar os exércitos a coordenarem-se. O objetivo é que as tropas possam atravessar as fronteiras internas da UE em 24 horas, em situações de crise, e em poucos dias, no máximo, em situações normais.
Os eurodeputados dão também grande ênfase à cooperação com a NATO. A mobilidade militar é fundamental não só para a defesa da UE, mas também para a capacidade de responder rapidamente a ameaças no flanco oriental da UE, especialmente nos Estados Bálticos e na Polónia. O "Schengen militar" pretende ser um dos instrumentos para preparar melhor a Europa para uma eventual crise ou conflito.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.