Apoiar a iniciativa a favor do acesso ao aborto a preços acessíveis

17. 12. 2025 - O Parlamento Europeu apoia a iniciativa de cidadania "A minha voz, a minha escolha", que visa melhorar o acesso a cuidados de aborto seguros e legais na Europa. Os eurodeputados instam a UE a criar um mecanismo voluntário de solidariedade financeira.
Infographic Image

O Parlamento Europeu apoiou a iniciativa, que chama a atenção para o facto de, em alguns Estados-Membros, as mulheres ainda enfrentarem barreiras legais ou práticas no acesso ao aborto. De acordo com os eurodeputados, esta situação é contrária às normas internacionais em matéria de direitos humanos e ao princípio da autonomia do corpo.

A proposta apresentada prevê a criação de um mecanismo voluntário no qual os Estados-Membros poderão participar. A proposta prevê um mecanismo voluntário no qual os Estados-Membros poderão participar. Com o financiamento da UE, será possível garantir o acesso a uma interrupção segura da gravidez às mulheres que não têm acesso legal ou efetivo a essa interrupção no seu próprio país - sempre de acordo com a legislação do país que presta os cuidados.

O Parlamento Europeu sublinhou ainda o papel mais vasto da UE na saúde sexual e reprodutiva, incluindo a contraceção acessível, a informação sobre planeamento familiar e os cuidados de maternidade. Os eurodeputados alertaram também para o crescente retrocesso contra os direitos das mulheres e condenaram os esforços para os minar na Europa e fora dela.

A Comissão Europeia tem agora até março de 2026 para decidir se e como dar seguimento à iniciativa. Mais de 1,12 milhões de cidadãos da UE apoiaram a iniciativa "A minha voz, a minha escolha", tornando-a numa das poucas iniciativas de cidadania europeia bem-sucedidas.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.