Condenação dos ataques híbridos da Bielorrússia contra a Lituânia

18. 12. 2025 - O Parlamento Europeu condenou veementemente os ataques híbridos em curso da Bielorrússia contra a Lituânia, descrevendo-os como parte de uma estratégia mais vasta contra a UE e a NATO. Os eurodeputados afirmam que se trata de acções coordenadas e direcionadas que ameaçam a segurança e a estabilidade da região.
Infographic Image

O Parlamento chama a atenção para a violação repetida do espaço aéreo lituano por drones e balões, ciberataques, campanhas de desinformação e pressões económicas. De acordo com os eurodeputados, estas atividades aumentaram significativamente desde 2024 e representam um risco para a aviação civil, a segurança pública e a economia. Num caso, pensou-se mesmo que um veículo aéreo não tripulado estava equipado com explosivos.

O Parlamento está também a prestar especial atenção à utilização da migração como instrumento político e às medidas de retaliação tomadas pela Bielorrússia na sequência do encerramento das suas fronteiras, incluindo a detenção de transportadoras europeias. Estas acções são inaceitáveis, segundo os eurodeputados, e têm um efeito desestabilizador não só na Lituânia, mas em toda a UE.

Os eurodeputados manifestaram a sua total solidariedade com a Lituânia e apoiaram o seu direito a tomar medidas defensivas adequadas. Os eurodeputados apelaram ainda a novas sanções específicas contra funcionários e entidades bielorrussas envolvidas em operações híbridas, incluindo a produção e utilização de drones.

O Parlamento Europeu apelou ainda a uma cooperação mais forte entre a UE e a NATO em matéria de proteção do espaço aéreo, a uma melhor partilha de informações e a um maior investimento na segurança da fronteira oriental da União. Os eurodeputados afirmaram que as ameaças híbridas devem ser abordadas de forma coordenada e a longo prazo para evitar que tais ataques se tornem o novo padrão para a segurança europeia.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.