Regras mais rigorosas contra o abuso sexual de crianças em linha e fora de linha

17. 06. 2025 - O Parlamento Europeu apoiou uma proposta de novas regras para melhorar a proteção das crianças contra o abuso sexual, tanto em linha como fora de linha. A divulgação de instruções de abuso, a produção de material com recurso a inteligência artificial ou a transmissão em direto de abusos passarão a ser criminalizadas.
Infographic Image

Os eurodeputados aprovaram hoje, por esmagadora maioria, uma proposta de diretiva para atualizar o quadro jurídico desatualizado de 2011. As novas regras respondem ao desenvolvimento de tecnologias utilizadas pelos abusadores - como as deepfakes, a IA generativa ou o abuso de livestreaming.

As novas regras incluem a criação de material falso de abuso sexual de crianças entre as infracções recentemente definidas, mesmo que não inclua uma pessoa real. Da mesma forma, será considerado crime possuir e distribuir instruções sobre como abusar de crianças ou participar em transmissões em direto de abusos.

O Parlamento Europeu aprovou igualmente sanções mais severas nos casos em que a vítima é uma criança maior de idade e apoio às vítimas, incluindo o alargamento do prazo para a apresentação de uma queixa criminal.

Os eurodeputados defendem que este não é apenas um instrumento punitivo, mas também um sistema de melhor apoio às vítimas de violência. As vítimas destes crimes devem receber cuidados médicos adequados à sua idade, apoio emocional, psicológico, psicossocial e educativo, bem como aconselhamento jurídico. A nova diretiva incluirá igualmente regras relativas ao alojamento temporário das vítimas.

O próximo passo será a negociação com os Estados-Membros sobre a forma final da lei. O Parlamento Europeu envia assim um sinal claro: a Europa deve adaptar a proteção das crianças à era digital - e de forma rápida e decisiva.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.