Relatório sobre a situação do Estado de direito na UE

18. 06. 2025 - O Parlamento Europeu lança o alerta: o Estado de direito na UE enfrenta ameaças sistemáticas. No seu relatório anual sobre o estado do Estado de direito na UE, que os eurodeputados aprovaram hoje, o Parlamento Europeu alerta para um número crescente de problemas - desde a politização do poder judicial à corrupção, passando por repressões específicas contra os meios de comunicação social independentes e a sociedade civil.
Infographic Image

O relatório, que avalia a evolução em 2024, refere que as salvaguardas democráticas estão a enfraquecer gradualmente em vários países. As críticas mais duras vieram da Hungria, onde o controlo sobre o poder judicial e os meios de comunicação social persiste, e da Eslováquia, devido a alterações controversas ao direito penal e ao funcionamento do Ministério Público.

Mas os problemas noutros Estados-Membros também são motivo de preocupação. O relatório menciona, por exemplo, a falta de investigações em casos de corrupção, ataques a jornalistas de investigação e a politização dos meios de comunicação social estatais. Os eurodeputados criticam também os esforços de alguns governos para restringir as actividades dos organismos de vigilância independentes e da sociedade civil.

O Parlamento Europeu apelou também à Comissão Europeia para que utilize de forma consistente os seus instrumentos - incluindo a possibilidade de suspender o financiamento - sempre que os Estados-Membros não respeitem o Estado de direito. O Parlamento sublinhou que a utilização dos fundos europeus deve ser condicionada ao respeito das regras democráticas.

O relatório centra-se em quatro áreas: a independência do poder judicial, a luta contra a corrupção, a liberdade dos meios de comunicação social e o controlo das finanças públicas. Os eurodeputados alertam para o aumento dos ataques a jornalistas e a instituições independentes que devem controlar o poder do governo.

O documento não é juridicamente vinculativo, mas como sinal político anual é importante: o Parlamento Europeu recorda-nos que o Estado de direito é um pilar fundamental da União - e não há nada que o enfraqueça.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.