A Macedónia do Norte e outros países têm de acelerar as reformas para aderir à UE

O Parlamento Europeu aprovou o primeiro relatório de avaliação sobre a Macedónia do Norte desde 2022, elogiando os esforços de modernização do país e a sua orientação pró-europeia, mas recordando que a própria adesão à UE depende do cumprimento de condições específicas. Os eurodeputados afirmam que o processo de alargamento da UE deve basear-se exclusivamente no mérito e em progressos mensuráveis.
De acordo com o relatório, a Macedónia do Norte tem feito progressos nos seus preparativos, por exemplo, através da sua agenda de reformas e da sua participação num novo programa europeu de 750 milhões de euros. No entanto, o Parlamento Europeu advertiu que não basta adotar planos - o que é importante é a sua implementação efectiva. O Parlamento Europeu prestou especial atenção às reformas da administração pública, ao Estado de direito e à luta contra a corrupção.
Os eurodeputados apelam ao reforço do controlo, da independência judicial e da capacidade das instituições de supervisão.
Tal como noutros países dos Balcãs Ocidentais, o Parlamento Europeu alertou para a crescente influência de potências estrangeiras e para as campanhas de desinformação. O papel dos governos húngaro e sérvio na promoção dos interesses russos e chineses na região é motivo de preocupação.
Os relatórios de avaliação foram aprovados esta semana para a Albânia (520 a favor, 120 contra, 64 abstenções), Geórgia (490 a favor, 147 contra, 49 abstenções) e Bósnia-Herzegovina (459 a favor, 130 contra, 63 abstenções). Cada país foi considerado separadamente, embora a linha geral da UE continue a ser a mesma: os progressos só serão reconhecidos se forem acompanhados de resultados concretos e do respeito pelas regras europeias.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.