Moção de desconfiança à Comissão Europeia

A tentativa de destituir a Comissão liderada por Ursula von der Leyen esbarrou numa barreira: apenas 175 dos 720 eurodeputados votaram a favor da moção, muito abaixo da maioria de dois terços necessária. A maioria dos eurodeputados considera que a proposta não é credível, embora as críticas à Comissão continuem a ser feitas.
A proposta baseava-se numa série de acusações: os eurodeputados apontaram, em particular, o escândalo em torno da compra de vacinas contra a Covid. A Comissão recusou-se há muito tempo a divulgar as mensagens de texto trocadas entre a Presidente von der Leyen e o diretor da Pfizer em 2021. O Tribunal de Justiça Europeu decidiu no início deste ano que a Comissão não tinha agido legalmente ao manter as mensagens secretas.
Os críticos também apontaram que mais de 4 mil milhões de euros dos 35 mil milhões de euros que a UE atribuiu para a compra de vacinas não foram utilizados. Por conseguinte, questionam o controlo financeiro da Comissão e alertam para um possível desperdício de fundos públicos.
Outro ponto de discórdia foi a proposta de um fundo de defesa no valor de 150 mil milhões de euros (SAFE), que a Comissão propôs utilizando o artigo de emergência da legislação da UE.
Por último, a acusação mais grave foi a alegada interferência da Comissão nas eleições na Roménia e na Alemanha através da nova Lei dos Serviços Digitais. Segundo os queixosos, a lei foi utilizada indevidamente para restringir a campanha eleitoral e interferir nos resultados, excedendo assim as competências da Comissão.
Embora a moção de censura não tenha sido aprovada, o debate no Parlamento Europeu mostrou que a questão da transparência e da confiança nas instituições europeias continua a ser um tema sensível.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.