A proposta da esquerda sobre a resposta e preparação da UE para as tarifas de Trump sobre a indústria automóvel europeia

31. 03. 2025 - O Parlamento Europeu rejeitou por esmagadora maioria uma moção apresentada pela fação da esquerda, que exigia que a Comissão Europeia comentasse a resposta e a preparação da UE para as tarifas impostas por Trump à indústria automóvel europeia.
Infographic Image

O Parlamento Europeu não aprovou hoje uma moção do Grupo da Esquerda (A Esquerda) durante a adoção da ordem do dia da semana plenária. A moção solicitava que a Comissão Europeia apresentasse uma declaração detalhada sobre a preparação e a resposta da União Europeia aos direitos aduaneiros de 25% sobre as importações de automóveis dos EUA anunciados pela administração do Presidente Donald Trump, com efeitos a partir de 2 de abril de 2025.

Prevê-se que as tarifas afectem mais duramente as empresas automóveis alemãs, que têm uma forte presença no mercado dos EUA. Esta situação poderá também ter um impacto negativo nos fornecedores checos de componentes automóveis, que são subfornecedores fundamentais para estes fabricantes alemães.

Embora o Parlamento Europeu tenha rejeitado a proposta da esquerda, a Comissão Europeia afirmou estar pronta a reagir "de forma decisiva e imediata" à introdução de direitos aduaneiros nos EUA.