Votação acelerada do adiamento das regras em matéria de sustentabilidade e de responsabilidade das empresas

O Parlamento Europeu aprovou hoje a utilização do instrumento acelerado para discutir o adiamento das regras relativas ao comportamento sustentável e ambientalmente responsável das empresas durante esta sessão. O Parlamento Europeu aprovou hoje a utilização do instrumento acelerado para discutir o adiamento das regras sobre o comportamento sustentável e ambientalmente responsável das empresas durante esta sessão, em resposta às preocupações das empresas sobre os encargos administrativos e a necessidade de mais tempo para se adaptarem.
Se os eurodeputados aprovarem a proposta planeada, isso significará que algumas regras anteriormente aprovadas serão adiadas por vários anos. Especificamente:
- A partir de 2028, as grandes empresas europeias com mais de 3.000 trabalhadores e um volume de negócios superior a 900 milhões de euros deverão passar a estar sujeitas aos requisitos de diligência devida, que serão aplicados às empresas não europeias com um volume de negócios semelhante na UE.
- Assim, a responsabilidade social e ambiental seria obrigatória para as grandes empresas com mais de 250 trabalhadores a partir de 2027 e seria alargada às PME a partir de 2028.
Os eurodeputados pretendem votar o adiamento das regras na quinta-feira, 3 de abril.