Parlamento Europeu quer mais proteção para a saúde e o ambiente

01. 04. 2025 - O Parlamento Europeu aprova novas regras para a avaliação da segurança dos produtos químicos com o objetivo de proteger melhor a saúde pública e o ambiente. Um elemento-chave é a criação de uma base de dados europeia comum sobre produtos químicos, centralizando a informação sobre a sua segurança e riscos e tornando mais rigorosos os requisitos de ensaio.
Infographic Image

Um pacote de regras aprovado hoje pelo Parlamento Europeu torna mais rigorosos os ensaios de produtos químicos, especialmente os utilizados na indústria, na agricultura e em produtos de consumo comuns. As empresas devem fornecer informações mais transparentes sobre os riscos potenciais dos seus produtos, enquanto os reguladores dispõem de melhores ferramentas para monitorizar e avaliar a sua segurança.

A redução dos ensaios em animais também faz parte do pacote. Os eurodeputados defendem uma maior utilização de métodos alternativos, como simulações em computador ou testes laboratoriais em tecidos, que não só são mais suaves como também mais rápidos e precisos.

Ao aprovar as novas regras, a UE está a enviar um sinal claro de que pretende uma regulamentação mais rigorosa dos produtos químicos, uma supervisão mais eficaz e uma maior transparência em matéria de segurança química.