Debate no Parlamento Europeu sobre a situação no Médio Oriente, a escalada crescente entre Israel e o Irão, incluindo a situação humanitária em Gaza

16. 06. 2025 - O Parlamento Europeu vai abordar esta semana a deterioração da situação de segurança no Médio Oriente, em particular o conflito entre Israel e o Irão e a catástrofe humanitária em Gaza. A proposta de resolução foi rejeitada, apesar de ter sido objeto de um debate entre os próprios eurodeputados.
Infographic Image

O Parlamento Europeu aprova uma proposta dos grupos PPE, S&D e Renew para a realização de um debate conjunto sobre a situação na região. O debate incluirá também uma declaração da Alta Representante da UE, Kaja Kallas, que deverá comentar, entre outras coisas, o estado da associação UE-Israel.

Os eurodeputados vão centrar-se, em particular, nas crescentes tensões militares entre Israel e o Irão, que têm suscitado receios de um conflito armado mais alargado. A crise humanitária na Faixa de Gaza, que se prolonga desde o início da operação militar israelita, é também uma questão a abordar.

O Grupo da Esquerda propôs que o Parlamento adopte uma resolução sobre toda a situação - a posição oficial do PE. No entanto, esta proposta foi rejeitada pela maioria dos eurodeputados, pelo que o debate vai prosseguir sem um documento final.

O debate terá lugar durante a atual semana plenária e deverá reabrir questões difíceis sobre a posição da UE enquanto ator diplomático no conflito do Médio Oriente.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.