O Parlamento Europeu apoia a prorrogação do acordo de transporte rodoviário com a Ucrânia

17. 06. 2025 - O Parlamento Europeu aprovou hoje a prorrogação de um acordo que permite o livre acesso das transportadoras ucranianas ao mercado da UE, uma medida destinada a impulsionar a economia ucraniana e a assegurar a continuidade dos transportes em tempo de guerra.
Infographic Image

O acordo UE-Ucrânia, que vigora desde 2022, deveria expirar em junho deste ano. Os eurodeputados votaram agora a sua prorrogação até ao final de 2025 para garantir o bom funcionamento das cadeias logísticas e apoiar as exportações ucranianas, que dependem fortemente do transporte terrestre devido ao bloqueio russo dos portos do Mar Negro.

Ao mesmo tempo, o acordo ajuda as transportadoras europeias, que têm um acesso sem descontinuidades ao mercado ucraniano. Além disso, o acordo pode ser automaticamente prorrogado para além de 2025 se nenhuma das partes se opuser.

Os deputados sublinharam que as ligações rodoviárias são cruciais no contexto atual - tanto para a sobrevivência económica da Ucrânia como para a disponibilidade de ajuda humanitária e militar.

A decisão surge numa altura em que a UE está a discutir outras formas de apoio a longo prazo à Ucrânia. Com esta medida, o Parlamento Europeu reafirmou que a solidariedade europeia não se limita a declarações políticas, mas tem também uma dimensão concreta no domínio dos transportes.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.