Prorrogação dos planos nacionais de recuperação para além de 2026 e reforço da supervisão da UE relativamente ao seu desembolso

O Parlamento Europeu alerta para o facto de alguns planos de relançamento da economia terem sido mais orientados para a obtenção de dinheiro rápido do que para reformas ponderadas. O PE salienta ainda que as grandes empresas têm beneficiado frequentemente de apoio, enquanto as pequenas e médias empresas têm sido deixadas de fora.
O relatório insta a Comissão a monitorizar os objectivos de forma mais rigorosa, a promover a utilização eficiente dos fundos e a evitar abusos. Os eurodeputados querem que o investimento reforce a autossuficiência energética, as infra-estruturas digitais, os sistemas de defesa e de saúde - áreas que são fundamentais para a estabilidade futura da UE.
Os eurodeputados colocam especial ênfase na garantia de que as reformas apoiadas pelo dinheiro da UE estão ligadas ao Estado de direito e à transformação ecológica.
O Instrumento de Recuperação e Resiliência é um instrumento de emergência da UE, aprovado em 2020 em resposta à pandemia. Através deste instrumento, a Comissão angaria fundos através da contração de empréstimos nos mercados de capitais (emitindo obrigações em nome da UE). Estes fundos são depois disponibilizados aos Estados-Membros para a realização de reformas e investimentos ambiciosos.
A maior parte dos fundos já foi distribuída, mas os eurodeputados querem que a União tire o máximo partido dos mesmos para a sua autossuficiência a longo prazo.
Embora o relatório não seja juridicamente vinculativo, constitui um importante incentivo para que a Comissão Europeia e os Estados-Membros preparem novas estratégias de investimento.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.