Apreciação e apoio às negociações de adesão da Moldávia à UE

18. 06. 2025 - O Parlamento Europeu elogiou hoje os esforços de adesão da Moldávia e adoptou uma resolução que apoia a continuação das negociações de adesão e o reforço do apoio financeiro e técnico ao país dos Balcãs Ocidentais.
Infographic Image

A Moldávia iniciou as negociações de adesão com a UE em junho de 2024. No seu relatório, os eurodeputados concluem que o país está a fazer progressos no cumprimento das condições técnicas e políticas e que merece continuar a avançar no processo de integração.

Os eurodeputados apelam também à Comissão Europeia e aos Estados-Membros para que aumentem o apoio financeiro e técnico, por exemplo, através de assistência macrofinanceira. O objetivo é ajudar a Moldávia nas reformas da administração pública, do sistema judicial e no reforço das instituições democráticas.

O Parlamento Europeu recordou também que a Moldávia está a enfrentar fortes pressões por parte da Rússia, mas que, apesar disso, mantém uma orientação pró-europeia e a estabilidade. De acordo com a Comissão Europeia, os preparativos técnicos para a adesão poderão estar concluídos até ao final de 2027.

A resolução adoptada não é juridicamente vinculativa, mas tem um forte significado político. Os eurodeputados estão a enviar um sinal claro: a União Europeia deve estar preparada para a adesão da Moldávia - e a Moldávia para a adesão.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.