Modernizar as redes eléctricas da Europa

No relatório aprovado, o Parlamento salienta que a infraestrutura existente não está preparada para o rápido crescimento do consumo nem para a produção variável de eletricidade a partir de fontes renováveis. Até 2030, será necessário investir 584 mil milhões de euros para expandir a rede e adaptá-la às novas necessidades.
Os eurodeputados apelam também a processos de autorização simplificados para novos projectos e a um sistema mais justo de tarifas de transporte de eletricidade. Este sistema deverá refletir melhor os custos reais e incentivar o desenvolvimento de novas infra-estruturas.
O relatório sublinha ainda a necessidade de uma melhor coordenação entre os Estados-Membros, que os eurodeputados consideram fundamental para a gestão das crises. Os eurodeputados recordam o apagão ibérico de abril, que demonstrou a vulnerabilidade do atual sistema.
O Parlamento Europeu considera que a modernização das redes de transporte é uma condição fundamental para o cumprimento dos objectivos climáticos da UE, uma vez que, sem uma infraestrutura estável e inteligente, não é possível garantir o fornecimento de energia limpa nem de eletricidade a preços acessíveis às famílias e às empresas.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.