Parlamento Europeu abre debate sobre o abuso do dinheiro da UE pela extrema-direita

07. 07. 2025 - O Parlamento Europeu aprovou hoje uma proposta do Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde para incluir um ponto sobre a alegada utilização indevida de fundos comunitários por parte de alguns membros da extrema-direita. O objetivo é debater abertamente a melhor forma de proteger as finanças públicas e a credibilidade das instituições europeias.
Infographic Image

A proposta foi aprovada com o apoio claro da maioria dos grupos políticos. Apenas os conservadores do grupo ECR e os Patriotas pela Europa e a Europa das Nações Soberanas (ESN), de extrema-direita, votaram contra. O debate deverá ter lugar ainda esta semana em Estrasburgo.

A iniciativa surge em resposta às recentes notícias de que antigos e actuais membros da extrema-direita estão a ser alvo de alegações de utilização indevida de dinheiros públicos - especificamente fundos destinados aos gabinetes, pessoal ou campanhas dos eurodeputados.

Por exemplo, de acordo com os meios de comunicação social franceses, a antiga fação de Marine Le Pen (Identidade e Democracia) está a ser investigada pela utilização não autorizada de cerca de 4,3 milhões de euros para actividades políticas, em violação das regras do Parlamento Europeu.

O Grupo da Esquerda apela agora não só à investigação destes casos, mas também a alterações sistémicas às regras - incluindo a transparência do financiamento, controlos de auditoria e aplicação rigorosa de sanções em caso de utilização indevida de fundos.

De acordo com os promotores, o objetivo do debate é proteger a integridade institucional da União Europeia e impedir que os fundos europeus se tornem um instrumento de campanha política nacional - especialmente por parte de forças que apelam ao enfraquecimento da UE.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.