Regras mais flexíveis para a armazenagem de gás

08. 07. 2025 - O Parlamento Europeu aprovou novas regras para tornar o enchimento dos depósitos de gás mais simples e mais barato. Os Estados-Membros passam a ter mais liberdade para decidir quando e com que rapidez devem reabastecer as suas reservas. O objetivo é reduzir os custos e responder melhor às flutuações dos preços da energia.
Infographic Image

A União Europeia regulamenta as regras segundo as quais os Estados-Membros reabastecem as suas reservas de gás para o inverno. Em vez do enchimento rápido obrigatório numa data fixa, os países terão mais espaço para decidir quando e como encher os seus reservatórios. O Parlamento Europeu apoiou a alteração por uma larga maioria.

As regras actuais surgem numa altura de grande incerteza energética, na sequência do ataque da Rússia à Ucrânia. Na altura, as regras faziam sentido - a Europa precisava de garantir gás suficiente rapidamente antes do inverno. Mas os prazos apertados obrigaram os países a comprar gás a preços frequentemente elevados, o que levou a perdas financeiras e a pressões no mercado.

A nova abordagem permitirá aos governos ter mais em conta a situação do mercado e encontrar um momento mais favorável para reabastecer os fornecimentos. Ao mesmo tempo, porém, deve ser mantido um nível suficiente de segurança energética para que os países estejam preparados para cenários de crise.

Os eurodeputados consideram que esta é uma medida prática que pode ajudar a reduzir os custos para as famílias e para a indústria. A legislação segue agora para o Conselho da UE para confirmação final, onde se espera que seja aprovada.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.