Assistência financeira aos países afectados por inundações devastadoras

09. 07. 2025 - O Parlamento Europeu disponibilizou 280 milhões de euros para a recuperação das inundações que atingiram seis países europeus em 2024. O dinheiro será utilizado para reparações, alojamento e prevenção.
Infographic Image

O Parlamento Europeu apoiou por esmagadora maioria a proposta da Comissão Europeia de prestar assistência financeira aos países afectados pelas inundações extremas de setembro e outubro de 2024. A Áustria, a Polónia, a República Checa, a Eslováquia, a Moldávia e a Bósnia-Herzegovina vão receber um total de 280,7 milhões de euros do Fundo Europeu de Solidariedade. O objetivo é apoiar a reconstrução das infra-estruturas, proporcionar alojamento temporário, proteger os monumentos culturais e cobrir os custos de reparação dos danos.

A República Checa (114 milhões), a Polónia (76 milhões) e a Áustria (42,8 milhões) receberão os montantes mais elevados. A Moldávia e a Bósnia e Herzegovina, que são países parceiros ou candidatos, receberão igualmente uma ajuda mais pequena, mas simbolicamente importante.

O Parlamento Europeu manifestou a sua solidariedade para com as vítimas e recordou a necessidade de reforçar as políticas preventivas em matéria de alterações climáticas. O Parlamento Europeu apelou a um aumento do orçamento do Fundo no âmbito do próximo quadro financeiro plurianual da UE, tendo em conta o número crescente de catástrofes naturais.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.