Condenação da deterioração do estado da democracia na Geórgia

09. 07. 2025 - O Parlamento Europeu adverte que a Geórgia está a afastar-se das normas democráticas e a ameaçar o seu caminho para a UE, questiona a legitimidade do governo e apela à realização de novas eleições.
Infographic Image

O Parlamento Europeu condenou veementemente os acontecimentos na Geórgia, onde considera que se registou um recuo fundamental da democracia. O Parlamento descreve as eleições parlamentares de outubro de 2024 como fraudulentas e como o momento em que o país começou a caminhar para o autoritarismo. Os eurodeputados afirmam que o partido no poder assumiu o controlo das instituições do Estado e está a reprimir a oposição, os meios de comunicação social e a sociedade civil.

O Parlamento recusa-se a reconhecer a atual liderança do país e apela à realização de novas eleições sob supervisão internacional. O Parlamento Europeu pede também sanções contra os líderes que considera estarem por detrás do declínio da democracia. A UE deveria, de acordo com o pedido, reconsiderar a sua atual política em relação à Geórgia.

O ambiente repressivo que se viveu durante o período que antecedeu as eleições autárquicas e as tentativas de restringir os partidos da oposição são também motivo de preocupação. O Parlamento Europeu apoia a população georgiana que, na sua opinião, continua a lutar pelo futuro europeu do seu país.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.