Imposto sobre o carbono sem papelada

10. 09. 2025 - O Parlamento Europeu aprova alterações ao Mecanismo de Compensação das Emissões de Carbono (CBAM). As novas regras isentarão de administração a maioria dos pequenos importadores, mantendo a cobertura de quase todas as emissões associadas às importações da UE.
Infographic Image

O CBAM é um instrumento para evitar a chamada "fuga de carbono", ou seja, a deslocação da produção para países com normas ambientais menos exigentes. Os eurodeputados concordaram em simplificá-la. A CBAM não estará associada a um novo limiar de 50 toneladas de bens importados por importador e por ano. Cerca de 90% dos importadores situam-se abaixo deste limiar e não terão de apresentar relatórios complexos sobre as emissões.

Mas a alteração não enfraquecerá o mecanismo em si, de acordo com o Parlamento. O CBAM continuará a cobrir 99% das emissões provenientes das importações de matérias-primas selecionadas, como o ferro, o aço, o alumínio, o cimento e os fertilizantes.

As novas regras têm também como objetivo simplificar os procedimentos de aprovação dos importadores, o cálculo das emissões ou a sua verificação. As medidas contra o abuso do sistema serão igualmente reforçadas.

Uma vez aprovadas pelo Parlamento Europeu, as alterações terão ainda de ser confirmadas pelos Estados-Membros. Se forem formalmente acordadas pelo Conselho da UE, as alterações entrarão em vigor alguns dias após a sua publicação no Jornal Oficial.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.