Reformas do sistema eleitoral do Parlamento Europeu

Apesar de a participação ter atingido mais de 50%, os eurodeputados alertam para o facto de alguns grupos de cidadãos continuarem a enfrentar obstáculos. Entre estes contam-se os jovens, os cidadãos com múltiplos passaportes e os grupos vulneráveis, cujas vozes não são frequentemente ouvidas.
O Parlamento Europeu está, por isso, a insistir em regras mais uniformes em toda a UE, apelando a um dia de votação comum, a uma idade de voto harmonizada e a um acesso mais fácil ao voto à distância, por exemplo, por correio. O Parlamento quer também eliminar as barreiras administrativas que dificultam o voto fora do país de origem.
A luta contra a desinformação e a interferência estrangeira é também um ponto importante. Os eurodeputados querem que as plataformas em linha sejam mais responsáveis e que a equidade das campanhas eleitorais seja mais bem protegida.
De acordo com o relatório, é também um problema o facto de as campanhas eleitorais serem demasiado orientadas para o país. Os eurodeputados apelam a um maior enfoque nas verdadeiras questões europeias e a um papel mais forte dos meios de comunicação social e dos partidos políticos na comunicação com os cidadãos.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.