Apoio unânime à proteção dos jornalistas

20. 10. 2025 - O Parlamento Europeu aprova uma proposta do Grupo Socialistas e Democratas (S&D) que condena a intimidação de jornalistas e apela a uma melhor proteção do jornalismo de investigação em toda a UE, motivada pela tentativa de ataque ao repórter italiano Sigfrid Ranucci.
Infographic Image

A proposta do Grupo Socialista e Democrata (S&D) foi apoiada por todos os deputados presentes, com exceção de cinco abstenções. Esta unanimidade, ou seja, o facto de ninguém ter votado contra, é extraordinária no Parlamento Europeu. A moção solicita à Comissão e ao Conselho da UE que façam uma declaração sobre o ataque ao repórter italiano e que tomem medidas concretas contra o número crescente de ataques, ameaças e pressões legais contra jornalistas na Europa.

A votação foi motivada pela recente tentativa de ataque ao jornalista de investigação italiano Sigfrid Ranucci, conhecido pelo seu programa "Report" na emissora pública RAI. Nos últimos meses, Ranucci tem sofrido ameaças e pressões devido ao seu trabalho em casos de corrupção e abuso de poder.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.