Rejeição de um quadro europeu único para o acompanhamento da resiliência das florestas europeias

21. 10. 2025 - O Parlamento Europeu rejeita a proposta da Comissão Europeia de um novo quadro para monitorizar o estado das florestas europeias. 370 eurodeputados votaram a favor da rejeição da proposta, 264 votaram contra e nove abstiveram-se.
Infographic Image

Ao rejeitarem a proposta, os deputados puseram termo à primeira leitura e a proposta encontra-se agora nesta fase do processo legislativo. A Comissão pretendia criar uma lei de acompanhamento das florestas para harmonizar a recolha de dados sobre o estado das florestas em toda a UE e reforçar a resistência das florestas europeias à seca, às pragas e aos incêndios.

Para além da introdução de um novo Grupo Permanente de Peritos em Florestas e Silvicultura, a lei tinha como objetivo ajudar a colmatar as lacunas de conhecimento sobre o estado das florestas europeias. No entanto, a proposta não recebeu apoio suficiente, tendo sido descrita por alguns deputados como demasiado complexa e desnecessariamente burocrática.

O Conselho da UE já tinha adotado a sua posição geral a 16 de junho. Na sequência da rejeição no Parlamento, a Comissão terá de reformular a proposta ou apresentar uma nova versão.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.