Orçamento da UE para 2026

22. 10. 2025 - O Parlamento Europeu adopta a sua posição sobre o orçamento da UE para 2026, apelando a um orçamento de investimento mais forte para impulsionar a competitividade, a investigação, a defesa e a solidariedade em toda a União.
Infographic Image

Os eurodeputados propuseram um aumento do orçamento total para 193,9 mil milhões de euros, mais 597,8 milhões de euros do que a proposta da Comissão Europeia. Os pagamentos efectivos deverão ascender a 192,6 mil milhões de euros. O Parlamento Europeu rejeitou os cortes impostos pelos Estados-Membros e repôs 1,3 mil milhões de euros para programas-chave como o Erasmus+ e o EU4Health.

Os eurodeputados afirmaram que, em tempos de incerteza geopolítica e de crise climática, a União deve ter um orçamento de investimento forte que ajude as pessoas, as empresas e as regiões. Em particular, os programas de apoio à investigação (Horizonte Europa + 60 milhões de euros) e às infra-estruturas (RTE-T e RTE-E + 80 milhões de euros) serão reforçados, enquanto o Erasmus+ e o EU4Health receberão mais 5 milhões de euros cada.

O orçamento prevê igualmente um maior apoio aos agricultores e aos jovens agricultores, com um aumento de 40 milhões de euros para o Fundo Europeu Agrícola de Garantia e de 23 milhões de euros para os jovens agricultores. Serão atribuídos mais 30 milhões de euros ao mecanismo de proteção civil e 35 milhões de euros à mobilidade militar. A ajuda humanitária será reforçada em 50 milhões de euros, em especial devido à deterioração da situação em África, no Médio Oriente e na vizinhança oriental.

Com a aprovação da posição do Parlamento, as negociações começam agora com o Conselho, que tem a sua própria proposta. As duas instituições devem chegar a acordo sobre o orçamento final até ao final do ano.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.