Renovar a parceria UE-África

23. 10. 2025 - O Parlamento Europeu adopta uma resolução para redefinir as relações entre a União Europeia e África. A União quer ser um parceiro igual para África e não um mero patrocinador.
Infographic Image

Os eurodeputados apelaram a uma "nova parceria de iguais" baseada no respeito mútuo, na transparência e em interesses comuns. O objetivo é reforçar a cooperação em matéria de comércio, segurança, desenvolvimento sustentável e digitalização antes da próxima cimeira UE-África em Luanda, Angola.

De acordo com o texto aprovado, a Europa quer "voltar a mostrar a sua bandeira", ser mais visível no continente africano e diferenciar-se da influência da China e da Rússia, que, segundo o Parlamento, actuam frequentemente de forma pouco transparente e politicamente condicionada.

A resolução sublinha que a paz, a segurança e a boa governação são as bases do desenvolvimento. A UE deve, por isso, continuar a financiar as operações de manutenção da paz em África e a promover o respeito pelo direito internacional e pelos direitos humanos. A resolução apela também a um maior investimento na educação dos jovens, na igualdade de género e na transição para as energias renováveis.

O documento inclui ainda uma proposta de acordo industrial UE-África para ajudar África a processar as suas próprias matérias-primas e a criar emprego. O Parlamento quer também reforçar os intercâmbios de estudantes e de empresas e promover a migração legal e segura.

De acordo com a resolução, a UE e a União Africana devem desenvolver conjuntamente um plano de ação para 2030 e avaliar anualmente os resultados da sua cooperação nos domínios do clima, do comércio, da migração e da segurança.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.