Resolução sobre o reforço da capacidade de resistência da Moldávia à ingerência russa na perspetiva das próximas eleições presidenciais

O Parlamento Europeu manifestou hoje a sua preocupação com a crescente interferência russa nos assuntos internos da Moldávia. De acordo com a resolução aprovada, Moscovo está a apoiar campanhas de desinformação, ciberataques e actores políticos pró-russos com o objetivo de enfraquecer o governo e travar o caminho europeu do país.
Os eurodeputados apelaram ao alargamento da lista de sanções da UE de modo a incluir pessoas e organizações responsáveis por actividades desestabilizadoras. Os eurodeputados apelam também a um maior apoio à Moldávia nas áreas da segurança, energia e estabilidade económica, para que o país se possa defender melhor contra ameaças externas.
O Parlamento Europeu elogiou também os esforços do governo moldavo para reformar e combater a corrupção, que são fundamentais para o progresso do país rumo à adesão à União Europeia, e sublinhou que a UE deve continuar a apoiar as instituições democráticas e a sociedade civil da Moldávia.