Estabelecimento de um mecanismo de cooperação em matéria de crédito e prestação de assistência macrofinanceira de emergência à Ucrânia

22. 10. 2024 - O Parlamento Europeu aprovou hoje uma ajuda financeira à Ucrânia no valor de 50 mil milhões de euros, parte da qual será coberta por activos russos congelados. Os eurodeputados sublinharam que a Ucrânia precisa de apoio financeiro estável para a sua defesa e reconstrução.
Infographic Image

O Parlamento Europeu aprovou hoje um novo pacote de ajuda financeira à Ucrânia, que inclui um empréstimo até 50 mil milhões de euros, e aprovou uma proposta para cobrir parte desse dinheiro com receitas provenientes de activos russos congelados localizados na União Europeia.

Os eurodeputados consideram que esta medida é essencial para a estabilidade económica da Ucrânia, que enfrenta grandes prejuízos causados pela agressão russa. O apoio financeiro ajudará a garantir o funcionamento das instituições estatais, a reconstrução das infra-estruturas e outras áreas fundamentais, incluindo a energia e os cuidados de saúde.

Os eurodeputados sublinharam ainda que a União Europeia deve continuar a procurar formas de utilizar os activos russos congelados para apoiar a Ucrânia. O Parlamento Europeu apelou aos Estados-Membros para que garantam a rápida libertação dos fundos e continuem a apoiar Kiev na sua defesa contra a agressão russa.