Regras uniformes para empresas inovadoras
O Parlamento apoiou a ideia do chamado «regime 28», um conjunto comum de regras que se aplicaria em toda a UE. O objetivo é eliminar a fragmentação das legislações nacionais, que atualmente dificulta as atividades transfronteiriças das empresas, e reforçar o mercado único e a competitividade europeia.
A base da proposta é a criação da chamada Sociedade Europeia Única. Esta poderia ser constituída de forma totalmente digital, no prazo de 48 horas, com um capital social mínimo de apenas um euro. O novo modelo destina-se principalmente a pequenas e médias empresas, start-ups e empresas em rápido crescimento, que atualmente enfrentam frequentemente barreiras administrativas e jurídicas.
Os eurodeputados pretendem também facilitar o acesso das empresas ao financiamento e atrair trabalhadores qualificados, por exemplo, através de ações para os trabalhadores ou de instrumentos de investimento mais flexíveis. A proposta inclui também uma melhor ligação entre as empresas e as instituições de investigação e uma resolução mais rápida dos litígios, idealmente num regime acelerado e especializado.
As recomendações do Parlamento servirão agora de base para a proposta legislativa da Comissão Europeia, que deverá ser apresentada no primeiro semestre de 2026. Se for aprovada, poderá alterar significativamente a forma como se faz negócios na Europa.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.