Votação de censura à Comissão
Na quinta-feira, os eurodeputados rejeitaram a moção de censura à Comissão Europeia. A moção visava principalmente a abordagem da Comissão em relação ao acordo comercial UE-Mercosul e criticava, de um modo geral, a sua abordagem à agricultura, à segurança alimentar e à comunicação com o público.
A votação foi precedida por um debate em plenário, no qual o vice-presidente Maroš Šefčovič defendeu a Comissão. Foram levantadas reservas quanto ao facto de, segundo os autores da moção, a Comissão não estar a ouvir as preocupações dos agricultores e estar a exceder as suas competências, especialmente no domínio da política comercial.
No entanto, para que a moção de censura fosse aprovada, seria necessário cumprir condições muito rigorosas – não só uma maioria qualificada dos votos expressos, mas também a maioria de todos os eurodeputados. Este limite não foi atingido e, por isso, a Comissão continua o seu mandato sem alterações.
A votação mostrou que, embora a Comissão seja alvo de críticas, especialmente no que diz respeito aos acordos comerciais internacionais, ainda não existe um consenso político suficiente no Parlamento Europeu para a sua destituição.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.