Parlamento Europeu condena violações dos direitos humanos na Tailândia

13. 03. 2025 - Os eurodeputados exigem a libertação dos presos políticos e o fim da repressão contra os activistas pró-democracia.
Infographic Image

O Parlamento Europeu aprovou hoje uma resolução que critica o governo tailandês pela escalada da repressão contra activistas da oposição e meios de comunicação social independentes. Os eurodeputados apelam à libertação imediata dos presos políticos e ao respeito pela liberdade de expressão e de reunião.

O Parlamento Europeu manifesta a sua preocupação com a utilização abusiva de leis de insulto para reprimir a oposição e intimidar os jornalistas. Os deputados sublinham que uma sociedade civil livre e instituições democráticas são fundamentais para a estabilidade do país.

A resolução insta a Comissão Europeia e os Estados-Membros a reverem as relações com a Tailândia, caso não se verifique uma melhoria significativa da situação dos direitos humanos, e a utilizarem os instrumentos diplomáticos e económicos para apoiar as reformas democráticas no país.

A Comissão Europeia deve agora preparar medidas concretas para reforçar a proteção dos direitos humanos na Tailândia e aumentar a pressão sobre o Governo tailandês para que respeite as suas obrigações internacionais.