A Bulgária adere à zona euro

O país tem uma taxa de câmbio fixa em relação ao euro desde a década de 1990 e tem procurado aderir à zona euro desde a sua adesão à UE em 2007. As instituições europeias deram-lhe agora luz verde. De acordo com um relatório da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu, a Bulgária tem uma inflação estável, uma dívida baixa, finanças públicas sólidas e um banco central suficientemente independente.
Os eurodeputados apoiaram esta medida como um importante sinal de confiança na União Monetária. A relatora da proposta foi a eurodeputada búlgara Eva Maydell, que descreveu a adoção do euro como um momento histórico para o país e para a UE.
O relatório alerta para o facto de a Bulgária ter de continuar a trabalhar no sentido de reforçar o Estado de direito e a qualidade da administração pública. Uma melhor aplicação das regras de combate ao branqueamento de capitais também continua a ser um desafio.
Houve também uma voz crítica. Um parecer minoritário no relatório parlamentar alerta para as pressões políticas no sentido de adotar rapidamente a moeda sem um amplo debate público. Há muito que o euro é objeto de debate na Bulgária, mas não foi autorizado um referendo sobre a questão.
A decisão final sobre a entrada da Bulgária na zona euro tem ainda de ser confirmada pelo Conselho da UE, que deverá fazê-lo nas próximas semanas.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.