Condenação dos crimes de guerra russos na Ucrânia

09. 07. 2025 - Na quarta-feira, o Parlamento Europeu condenou os crimes de guerra russos na Ucrânia. Na resolução aprovada, descreveu as deportações de crianças ucranianas como uma possível estratégia genocida e apelou a uma maior pressão sobre Moscovo.
Infographic Image

Os eurodeputados sublinharam que a Rússia é a única responsável pela guerra contra a Ucrânia e continua a ser a maior ameaça à segurança europeia. Os eurodeputados consideram que os ataques deliberados a alvos e infra-estruturas civis constituem uma violação do direito internacional. Os eurodeputados manifestaram especial preocupação com as deportações de crianças ucranianas, que podem constituir um genocídio.

A resolução assinala que mais de 70 000 ucranianos estão oficialmente desaparecidos, incluindo civis e crianças. Mais de 16.000 pessoas estão detidas na Rússia ou nos territórios ocupados, de acordo com Kiev. O Parlamento Europeu condenou veementemente as execuções de prisioneiros de guerra ucranianos.

O Parlamento Europeu apoiou o trabalho do Tribunal Penal Internacional e a criação de um tribunal especial para julgar a agressão russa. O Parlamento Europeu apelou também à troca imediata de prisioneiros e à confiscação dos activos estatais russos congelados em benefício da Ucrânia.

Os eurodeputados afirmam que a UE dispõe dos instrumentos legais para o fazer, pelo que consideram indefensável a inação dos Estados-Membros até à data.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.