Parlamento Europeu aprova novo plano de apoio à Moldávia

O Parlamento Europeu aprovou hoje um ambicioso pacote de apoio à Moldávia para reforçar a sua economia, aumentar a independência energética e acelerar o seu caminho para a integração europeia.
O plano inclui 1,2 mil milhões de euros de assistência financeira para ajudar a estabilizar a economia e apoiar as reformas no domínio do Estado de direito e da luta contra a corrupção. A União Europeia está assim a deixar claro que apoia a Moldávia e a sua orientação pró-europeia.
Outra prioridade é a segurança energética. A Moldávia, que continua a ser fortemente dependente do gás russo, receberá apoio para diversificar as suas fontes de energia, modernizar as suas infra-estruturas e estabelecer uma melhor ligação às redes europeias de energia. Esta medida visa ajudar a reduzir a influência de Moscovo na economia moldava.
Os eurodeputados sublinharam que este pacote não se trata apenas de financiamento, mas sim de cooperação estratégica para abrir a porta da União Europeia à Moldávia. O desafio para o Governo moldavo é claro: prosseguir as reformas e reforçar as instituições democráticas.
O acordo, que foi aprovado a título provisório pelo Parlamento Europeu, deve agora ser aprovado pelo Conselho. O instrumento entrará em vigor assim que for aprovado pelo Parlamento e pelo Conselho e publicado no Jornal Oficial da UE.