Parlamento Europeu apela a mais apoio à Síria

12. 03. 2025 - A UE deve ajudar na reconstrução do país, prestar ajuda humanitária e apoiar a transição política sem o regime de Assad.
Infographic Image

O Parlamento Europeu aprovou hoje uma resolução que apela a um envolvimento mais ativo da UE na reconstrução e na transição política na Síria. Os eurodeputados alertam para o facto de o conflito, que dura há uma década, ter causado um sofrimento humanitário generalizado e desestabilizado a região. A estabilização do país é crucial não só para o Médio Oriente, mas também para a segurança da Europa.

Os eurodeputados manifestam a sua preocupação com a continuação do regime autoritário de Bashar al-Assad e sublinham que qualquer apoio deve ser condicionado a reformas genuínas e à proteção dos direitos humanos. Os eurodeputados apelam também a uma maior pressão sobre a Rússia e o Irão, que apoiam o regime de Assad no conflito.

A resolução apela ainda a um maior envolvimento da UE nas negociações internacionais sobre o futuro da Síria. O Parlamento Europeu sublinha que, sem um papel ativo da UE, a crise humanitária corre o risco de se agravar e desestabilizar a região em geral.