Parlamento Europeu condena violações dos direitos humanos no Azerbaijão

13. 03. 2025 - O Parlamento Europeu apela a uma ação mais dura contra o Azerbaijão por violações dos direitos humanos.
Infographic Image

O Parlamento Europeu criticou hoje veementemente o Azerbaijão por violações sistemáticas dos direitos humanos, em particular a detenção ilegal de prisioneiros arménios e a repressão da oposição política. Os eurodeputados apelam à libertação imediata de todos os presos políticos e a julgamentos justos e transparentes.

Os eurodeputados manifestam a sua preocupação com a decisão das autoridades do Azerbaijão de restringir as actividades de organizações humanitárias como a Cruz Vermelha Internacional, o que dificulta a prestação de assistência às vítimas da repressão. Os eurodeputados alertam para o facto de esta situação poder agravar-se ainda mais e ameaçar a estabilidade regional.

O Parlamento Europeu apela, por isso, à introdução de sanções específicas contra os funcionários azeris responsáveis por violações dos direitos humanos. Ao mesmo tempo, solicita a suspensão da parceria estratégica UE-Azerbaijão até que o país cumpra as suas obrigações internacionais no domínio dos direitos humanos e do Estado de direito.

A Comissão Europeia deve agora preparar medidas concretas para fazer cumprir estas exigências e garantir que a UE adopte uma abordagem coerente das questões dos direitos humanos nas suas relações internacionais.