Resolução sobre a deterioração da situação dos presos políticos na Bielorrússia

19. 09. 2024 - O Parlamento Europeu condena a repressão contínua do regime bielorrusso contra a oposição, os meios de comunicação social independentes e a sociedade civil. Os eurodeputados apelam a novas sanções contra os responsáveis do regime e à libertação imediata de todos os presos políticos.
Infographic Image

O Parlamento Europeu adoptou hoje uma resolução em que manifesta a sua profunda preocupação com as violações dos direitos humanos na Bielorrússia e com a deterioração da situação dos presos políticos. Os eurodeputados afirmam que o regime de Alexander Lukashenko continua a reprimir a oposição, a silenciar os meios de comunicação social independentes e a suprimir os direitos civis fundamentais.

Os eurodeputados exortam a UE a alargar as sanções contra os responsáveis pelas medidas repressivas e apelam a medidas mais duras contra o regime bielorrusso, incluindo o aumento da pressão económica e diplomática.

O Parlamento Europeu apelou ainda à libertação imediata e incondicional de todos os presos políticos, incluindo a vencedora do Prémio Sakharov Sviatlana Tsikhanouski e outros representantes da oposição democrática. A UE deve também reforçar o seu apoio à sociedade civil e aos meios de comunicação social independentes no país.