Novas regras para os automóveis: mais reciclagem, menos resíduos

09. 09. 2025 - O Parlamento Europeu aprovou novas regras para garantir que os automóveis sejam projectados desde o início para serem facilmente desmontados e os seus materiais reutilizados. Os fabricantes serão responsáveis até ao final da vida útil do veículo.
Infographic Image

O Parlamento Europeu aprovou uma proposta que visa alterar a forma como os automóveis e os veículos comerciais ligeiros são fabricados e eliminados na UE. O objetivo é garantir que o maior número possível de peças possa ser reutilizado, reparado ou reciclado no final da sua vida útil.

Os automóveis novos terão de conter uma percentagem obrigatória de materiais reciclados, especialmente de plástico. Os automóveis deverão conter, pelo menos, 20% de plástico reciclado no prazo de seis anos após a entrada em vigor das regras e 25% no prazo de dez anos, se este estiver disponível a um preço acessível.

Os fabricantes terão uma responsabilidade alargada: assegurarão a recolha e o tratamento ambientalmente correto dos automóveis antigos e suportarão os custos da eliminação das substâncias perigosas. Simultaneamente, as regras relativas à exportação de automóveis usados serão mais rigorosas - apenas os automóveis que não se destinem a ser desmantelados poderão ser exportados da UE.

Os eurodeputados afirmam que este é um passo em direção a uma economia circular que reforçará a proteção ambiental e a conservação dos recursos. A proposta aguarda agora novas negociações com os Estados-Membros.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.