Apoio às forças democráticas da Bielorrússia

22. 10. 2025 - O Parlamento Europeu adopta uma resolução que apela à UE e aos seus Estados-Membros para que continuem a apoiar a oposição e a sociedade civil bielorrussas face à dura repressão do regime de Lukashenko, cinco anos após as eleições presidenciais fraudulentas na Bielorrússia.
Infographic Image

Os eurodeputados sublinham que a Bielorrússia não é um "canto esquecido da Europa" e que a pressão sobre o regime e a ajuda às forças democráticas devem persistir, mesmo que a repressão da oposição e as violações dos direitos humanos continuem. A resolução apela à redução das lacunas nas sanções e ao reforço do apoio aos meios de comunicação social independentes, aos sindicatos e a outras organizações.

O texto recorda que milhares de presos políticos foram detidos e centenas enfrentam duras punições na sequência das eleições fraudulentas de agosto de 2020 - incluindo membros da oposição, jornalistas e advogados. O Parlamento insiste que a União Europeia deve continuar a trabalhar para que os responsáveis por estas atrocidades sejam responsabilizados.

A resolução também apela ao estabelecimento de vias mais fáceis para os bielorrussos exilados: o direito de trabalhar e residir na UE, uma facilidade de visto e proteção contra a extradição de volta ao regime que os persegue. O Parlamento Europeu considera que o apoio às forças democráticas é um elemento fundamental para uma futura Bielorrússia "livre, independente e próspera" e alerta para o facto de os seus laços com a Rússia terem implicações geopolíticas mais vastas.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.