Resolução sobre o apoio da Ucrânia à crescente cooperação militar entre a Coreia do Norte e a Rússia

O Parlamento Europeu adoptou uma resolução que chama a atenção para o crescente envolvimento da China e da Coreia do Norte na guerra da Rússia contra a Ucrânia. Os eurodeputados sublinharam que Moscovo está a receber apoio militar e económico destes países, o que lhe permite continuar a sua agressão e prolongar o conflito.
O Parlamento Europeu apelou aos Estados-Membros da UE para que acelerem e alarguem a entrega de ajuda militar à Ucrânia, incluindo armas e munições. Ao mesmo tempo, o Parlamento Europeu solicitou à Comissão Europeia que reforce as sanções contra as empresas e os indivíduos que estão a ajudar a Rússia a contornar as restrições.
Os eurodeputados alertaram também para as consequências geopolíticas da cooperação da Rússia com regimes autoritários e apelaram à UE para que coordene as suas acções com parceiros como os Estados Unidos e a NATO. Os eurodeputados sublinharam que só uma resposta forte e unida pode impedir a expansão da influência russa e a desestabilização da Europa.