Resolução sobre a desinformação utilizada pela Rússia para justificar a sua guerra de agressão contra a Ucrânia

23. 01. 2025 - O Parlamento Europeu condenou veementemente a disseminação de desinformação russa para justificar a agressão contra a Ucrânia. Os eurodeputados alertam para a crescente influência da propaganda russa na UE e apelam a medidas mais fortes contra a sua propagação.
Infographic Image

O Parlamento Europeu aprovou uma resolução que condena a utilização de desinformação por parte da Rússia para legitimar a invasão da Ucrânia. De acordo com os eurodeputados, Moscovo está a tentar manipular a opinião pública, tanto na Rússia como no estrangeiro, minando a confiança nas instituições democráticas através de falsas narrativas e propaganda.

Os eurodeputados alertaram para a disseminação de campanhas de desinformação russas nos Estados-Membros da UE, onde estão a tentar influenciar os processos políticos e enfraquecer o apoio à Ucrânia. A resolução apela a medidas mais fortes contra a desinformação, incluindo sanções contra indivíduos e organizações responsáveis pela sua disseminação.

O Parlamento Europeu sublinhou também a necessidade de apoiar os meios de comunicação social independentes e as iniciativas educativas sobre literacia mediática para ajudar os cidadãos a identificar melhor os conteúdos manipuladores. Os eurodeputados apelaram ainda às plataformas de redes sociais para que lutem mais vigorosamente contra a propaganda russa e impeçam a sua disseminação no espaço online.